Pousada MatitaTerê

Pousada Matitaterê. Prazer em hospedar você.

Espalhe por aí

Sobre Teresópolis

Foto do Dedo de Deus, tirada da trilha do cartão postal no Parque Nacional da Serra dos Órgãos

CBF - Local de concentração da Seleção Brasileira de Futebol

Feirinha de Teresópolis, uma das maiores feiras de artesanato a céu aberto do Brasil, destino certo dos turistas.

Teresópolis, uma linda cidade turística

Uma linda cidade serrana, a 92 km do Rio de Janeiro. Ela ganhou esse nome em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, esposa de D.Pedro II, mas o principal acervo de Teresópolis, não é histórico; mas sim natural e gastronômico. Este é um daqueles lugares onde Deus fez questão de caprichar. A Serra dos Órgãos, coberta pela Mata Atlântica, atrai visitantes do Brasil e do exterior por causa da flora e fauna riquíssimas.

Teresópolis está a 910 metros de altura, é a cidade mais alta do Estado do Rio. O clima lhe convida à curtir o frio no inverno e à esfriar a cabeça num bom mergulho de verão. Picos e montanhas protegem a cidade Cercada pela Serra dos Órgãos, a região permaneceu por muito tempo isolada pela muralha de pedra formada pela Serra do Mar e pela mata fechada, que desencorajava os exploradores.

A natureza é o maior espetáculo. Uma das maiores atrações de Teresópolis é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, localizado há 6km do centro da cidade e recheado com 11 mil hectares de mata nativa, que se estendem por Petrópolis, Magé e Guapimirim. A sede e a sub-sede são as únicas entradas do parque, localizadas na BR-116 a Rio-Bahia. O parque oferece além do visual exuberante, muitas formações rochosas, que agradam em cheio os praticantes de montanhismo, escaladas e trekking. Há também cachoeiras, locais para piquenique, camping e trilhas mais leves. A região é recheada de orquídeas, pois a baixa temperatura favorece o cultivo. Os mais ousados e experientes gostam de encarar a travessia Teresópolis – Petrópolis, uma jornada de 42 quilômetros atravessando a mata e as montanhas da região. Se você está nesse time, contrate um guia de ecoturismo local, pois a incidência de pessoas perdidas é grande.

Paraíso dos alpinistas e montanhistas O mais famoso dos picos da cidade é o Dedo de Deus, literalmente apontando para o céu com 1.692m de altitude; depois, vem a formação conhecida como Verruga do Frade, com uma altitude de 1980m; em seguida está a Pedra do Sino com 2.263m. Temos ainda a Agulha do Diabo, com 2.050 m de altitude e, por fim, o Dedo de Nossa Senhora com seus 1.320 m. Por tudo isso, a região é a preferida dos alpinistas e está cheia de escolas e instrutores para os iniciantes neste esporte. Água cristalina da montanha. Para os que não estão dispostos a tanto esforço, uma boa pedida são os passeios ao Poço Verde e ao Poço da Preguiça. Com apenas 15 minutos de caminhada, a recompensa já está na sua frente: cachoeiras de águas puras e cristalinas, que se derramam como verdadeiras bênçãos sobre os banhistas. Um alerta importante: a região é muito sujeita à trombas d’água, que descem das nascentes no alto das montanhas de repente, surpreendendo os banhistas e causando verdadeiras tragédias. Se o tempo estiver nublado, evite tomar banhos de rio ou cachoeira, ou mesmo ficar nas pedras e margens próximas à água.

Outro passeio bastante procurado é a vista panorâmica da Colina dos Mirantes, localizada no centro da cidade. De lá, é possível avistar toda a cidade e a cadeia de montanhas que definiu a ocupação da serra.

Você deve visitar as fontes de água mineral: a Judith (radioativa), fica na Av. Oliveira Botelho; a do Alto, fica a 4km da primeira; a Amélia, está na rua Diogo José Ponciano; Ponta do Ingá, 3km; a São Sebastião com suas águas leves, está localizada no bairro Pimenteiras..

©2012 Matitaterê. Todos os diretos reservados.

Rua Iguaçu, 400, Bairro Alto
Teresópolis/RJ

(21) 2642 6389